2008/06/20

Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 3

Distância: 91.03km
Acumulado de subida: 2498m
Acumulado de descida: 2498m
Altitude máxima: 2503m

Hoje, em termos de programa, estava previsto um trajecto circular pois pernoitaremos novamente no albergue Posada dos Arrieiros. Este albergue servia originalmente os almocreves (arrieiros) que atravessavam a cordilheira montanhosa da Sierra Nevada na direcção Norte-Sul através da passagem natural do Puerto de la Rágua.

Esta etapa permitiria, no caso de ser necessário, aos participantes descansarem um pouco antes das duas etapas seguintes que se adivinham muito duras. Assim, e visto que ninguém precisou do dia para descansar, a dimensão e percurso desta etapa ficaram ao critério da inspiração do Gavinho.

Começamos o dia a subir para Puerto de la Rágua pela estrada que tínhamos descido no final do dia anterior. Depois entramos num estradão florestal que seguia ao longo da vereda do monte com vistas fantásticas sobre sucessivos vales.


Por volta dos 40 quilómetros atingimos o cume do Monte do Butre com aproximadamente 2500m. De seguida fizemos uma descida com cerca de 30 quilómetros em esses sucessivos. Note-se que nesta etapa não houve lugar a assistência por essa razão os participantes partiram de manhã já com a lanche que se veio a acontecer junto ao posto de vigilância do Monte do Butre.

Na parte final da etapa contornamos 3 vales diferentes, novamente, ao longo de veredas extraordinárias. Finalmente desembocamos na estrada e após 2kms retornamos ao albergue. Em vez dos 50kms inicialmente previstos, na lógica do descanso, acabámos por fazer 81kms. De facto, o Zé Pedro e eu fizemos 90kms, de forma a recuperar um telemóvel esquecido no Puerto de la Rágua.

Sem comentários: