2007/01/29

Linha de partida

Vertente é a encosta ou piso inclinado que exige esforço para ser superado, é o caminho a fazer para, depois de chegar, partir novamente.

A vertente nascente, do sol que nasce nas montanhas e anuncia o início de uma nova jornada, aquece os corpos e lentamente evapora a humidade acumulada na tenda durante a noite.
A bertente sul, das viagens, do calor, do caminho cada ano repetido das andorinhas. Desse sul romântico, que as bússolas não indicam mas os viajantes sentem.
A vertente poente, do Lucky Luck, viajante solitário, que canta "
I'm a poor lonesome cowboy, and a long way from home..." enquanto cavalga em direcção ao pôr do sol. Daquele poente que nos afasta, temporariamente dos que são os nossos, para partirmos em busca daquilo que julgamos querer.
A vertente norte, agreste do frio, da solidariedade que deveria estar sempre presente, mesmo na competição. Dos limites, da resistência, da perseverança, do sonho e dos objectivos.

Talvez a Bertente vá ser cada uma delas em tempos diferentes ou se calhar nenhuma.

Bertente é a perspectiva diversa, a nossa que se quer partilhar e a dos outros que se quer conhecer, discutir e talvez discordar mas sempre, mesmo sempre, respeitar.

Jorge Santos

2 comentários:

Pintolaranja disse...

Mr. Santos, que veia tão poética :D

Vou subscrever o blog, fiquei curiosa acerca da "bertente" e do que pode evoluir a partir daqui, hehe

Beijos!

Anónimo disse...

Caro amigo... Como gostaria de Abrasar pelas vertentes que descreves... Mas o espírito de andorinha está pelos vistos mais enraizado em ti... Eu vou andando ou abrasando mais pelas bertentes locais... :)

Um abraço.