2007/02/16

Primeira pedalada - Rota do Rally'06

Este é um relato, subjectivo, do que foi para mim a rota do rally este ano.
A rota deste ano teve pouca gente, não sei se teve alguma coisa a ver com o tempo?

O trajecto foi aproximadamente o mesmo de há dois anos, foi cortada uma trialeira difícil, talvez um pouco perigosa, e acrescentaram o contorno à barragem da Queimadela pela esquerda (muito mais difícil) que permitiu a visita a um agrupamento rural, que perdoem a minha ignorância e inexactidão mas de repente senti que tinha sido transportado para a Idade Média, e uma ponte sobre um ribeiro lindíssimo. As trialeiras eram as mesmas, mas com muita água, que destruiu os trilhos, arrastou paus e pedras, encharcou os pés e gelou a alma. A chegada à barragem, para almoço, foi brindada com um tempestade bem próxima de nós, trovão quase simultâneo com o relâmpago, chuva e granizo em abundância.

A seguir ao almoço, as coisas melhoraram bastante, na longa subida para as eólicas, deixou de trovejar e o granizo caiu, ainda, com mais abundância e regularidade, alternado com uma chuva gelada misturada com neve. A temperatura nesta altura situava-se em 2º, a média de temperaturas registadas durante a a rota foi 5º. Com passar do tempo os dedos ficaram sem sensibilidade e os pés completamente gelados. Por esta altura tive que apelar ao meu "eu" mais masoquista e selvagem para não me começar a perguntar porquê que estava ali e não em frente a uma lareira.
Concluindo, o trajecto é excelente, embora esteja a pensar ir lá um destes dias fazer-lo em sentido inverso (honestamente).

Na foto, a equipa dos bravos/masoquistas, da esquerda para a direita, Carlos Freitas, Rui Pereira, Jorge Santos, Paulo Matos e Paulo Baltarejo, pouco após a partida, juntaram-se-nos o Eduardo e o Carlos.
O meu irmão Rui e o Paulo Baltarejo fizeram a rota toda em calções e luvas sem dedos!! Sendo que a determinada altura uma das pessoas que me acompanhava (que não o meu irmão) saiu da bicla e disse "não aguento mais o frio" e começar a bater com as mãos nas coxas...e para ali ficou largos minutos!! Note-se que esta cena repetiu-se algumas vezes na subida para as eólicas.
Por último, uma palavra para a organização que esteve muito bem, especialmente dadas as condições climatéricas. Para além disso o valor da inscrição é absolutamente decente, 10euros e incluí um almoço junto à barragem e seguros. Eu até sou a favor que a organizações cobrem para a organizações que eventos que ofereçam percursos de qualidade mas temos assistido a uma inflação absurda do valor das incrições que não reflecte de forma alguma a custo da organização.
Enfim, foi um raid bastante normal e eu gosto mesmo de BTT.

Jorge Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

É sempre agradável ler, no conforto de nossa casa, estas descrições sofridas de passeios que também já fizemos. Melhor ainda é ver as "vítimas" a disponibilizar os tracks dos passeios. Também eu irei fazer outra vez a RR (num dia de sol!!).