2008/06/20

Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 5

Distância: 80.01km
Acumulado de subida: 2946m
Acumulado de descida: 3566m
Altitude máxima: 2176m

Fantástico. Hoje foi um dia fantástico de BTT. Duro. Sim, hoje foi um dia duro de BTT.
Hoje de acordo com o plano inicial deveriamos ter atravessado o Veleta aos 3450m mas já sabiamos desde ontem que isso não seria possível devido à acumulação de gelo em altitude. Desta forma foi definida uma etapa alternativa, que foi, como já escrevi, dura e fantástica.

Começamos em Capileira e nos primeiros 10kms, sempre a descer passamos pelas localidades de Bobión e Pampaneira, locais simpáticas que merecem uma visita.
Entretanto começamos uma das rampas do dia, 10kms em que ascendemos dos 800 até os 1800mts sempre com a temperatura a descer.
Nesta etapa passamos por uma daqueles locais que por si só enchem a alma a um betetista, depois de uma descida, um recanto do paraíso sulcado por um ribeiro, uma bela ponte (a exigir a pose para as fotos da praxe) e muito muito encanto. Depois da ponte um rampa difícil com alguns troços a empurrar a bicicleta.

Depois disto, enfim mais uma rampa com mais uma dúzia de quilometros que nos levaria aos 2150mts e depois uma longa descida atá os 120omts. Um carrosel sempre muito animado, agora com temperaturas bastantes mais baixas.

Por volta dos 60kms estavamos num vale em predomina o calcário branco que tem a particularidade de reflectir o sol a acrescer as cerca de 35 graus que se faziam sentir por esta altura. Assim, as subidas seguintes foram exigentes. Note-se que na encosta sul da Serra Nevada o aspecto, por oposição à vertente norte, é muito árido e seco.
O dia terminou com uma longa descida de 10kms até Dílar, local onde terminou a etapa.

Sem comentários: