2010/07/27

Freita 2010

No passado fim-de-semana aproveitei o convite de um grupo de amigos de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira (João Gaspar, Germano, Grifo, André, Nuno Seabra, Jorge Xára) e fui pedalar na zona da Serra da Freita e Arada. Objectivo: ir à romaria popular que se organiza anualmente no monte de São Macário.


O programa prometia porque apesar de já pedalado em alguns daqueles trilhos aquando do GeoRaid de São Pedro do Sul de facto em modo competitivo acabo por nunca apreciar verdadeiramente o cenário.

Partida, bem cedo, de Manhouce em direcção ao São Macário passando pela Coelheira, paragem para as fotos de família de modo a tirar proveito das vistas magníficas sobre as Serras da Estrela e Caramulo. Chegamos muito cedo a São Macário e fizemos um almoço mais pesado do que planeado (incluindo frango e entrecosto grelhado).


A seguir ao almoço, como convém, uma belíssima cumeada e um downhill em trilhos de xisto solto e manhoso, desta vez com vista para a Serra de Montemuro e diversas aldeias bem características da zona, em particular: Covas do Rio, Covas do Monte, Meitriz. Mais pelo final da tarde, aos kms 40 e 55, duas rampas de respeito, a primeira em direcção a Cortegaça e a segunda para Candal, pelo meio ainda nos abastecemos de água em Covelo do Paivô.


Em resumo, muito boa companhia, trilhos duros, e temperaturas bem altas num domingo de BTT para ficar na memória.


Sem comentários: