2008/06/20

Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 2

Distância: 84.02km
Acumulado de subida: 2743m
Acumulado de descida: 2294m
Altitude máxima: 2045m

Hoje, ao contrário de ontem, não tivemos um calor abrasador, depois da chuva nocturna o céu ficou muito carregado e a temperatura baixou bastante.

Na primeira parte do percurso, depois de deixarmos o Pátio de Lugros, fizemos um troço de ligação em alcatrão e logo depois entramos num pinhal e começamos a descida para um canyon.

Pedalamos ao longo deste canyon fantástico até chegarmos a uma povoação, Beas de Guadix, onde existiam muitas casa escavadas no monte, chamadas “cuevas”. Assim, resulta numa imagem muito curiosa as casas na base do monte e as antenas de TV a surgirem no topo desse mesmo monte aparentemente surgidas do nada.

Para sairmos da base do canyon tivemos que superar uma rampa não muito extensa mas íngreme, após a qual pedalamos ao longo de um curso de água, literalmente, pois este curso tinha apenas uns centímetros de profundidade. Finalmente atravessamos um olival e chegamos à localidade de Cogollos de Guadix.

A partir da qual iniciámos um estradão florestal no qual pedalamos durante 45kms até os 1700m de altitude. Ao longo do estradão, com um piso muito regular, era possível apreciar as vistas fantásticas sobre o vale.

Aproximadamente ao quilómetro 52 parámos para um almoço bem merecido. Quando terminámos o estradão desembocamos numa estrada que nos levou até o Puerto de la Ragua aos 2000m. Durante esta subida, bastante acentuada, fomos brindados com granizo e chuva bem fresquinha.

Após a chegada ao topo fizemos um single-track curto e finalmente estrada que nos levou até o Albergue dos Arrieros.



Sem comentários: