2008/06/20

Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 0

Distância: 28.68km
Acumulado de subida: 690m
Acumulado de descida: 2150m

A partida ficou agendada para dia 7 de Junho a partir de Lisboa. Viajei de véspera para Lisboa no Alfa-Pendular. É notório que Portugal evoluiu imensamente nos últimos 30 anos, evolução talvez mais ao nível das infra-estruturas do que no campo social mas acredito sinceramente que também neste último a evolução acabará por se notar. No entanto há algo que para mim permanece incompreensível, a ligacao Porto-Lisboa de comboio, após todos os milhões gastos na modificação da linha e na aquisição de belos comboios, estes passam toda a viagem a alternarem entre uns excelentes 220km/h e uns inaceitáveis 60km/h. Claro que a viagem demora 2H30.

Para realizar a ligação entre Lisboa e Guejar Sierra existem três possibilidades, sair por Badajós, Vila Real de Stº António e Aracena. Optámos pela última, a mais curta mas aquela que implica mais estradas nacionais. Depois de 8h de viagem e os valiosos bocadilhos para acalmar o estômago em Sevilha, chegamos ao nosso destino, local onde iria começar a travessia no dia seguinte. Ainda nesse dia, saí com o José Pedro, um dos amigos presentes, para um reconhecimento em BTT.

Já ao fim da tarde fomos de carro até Pradollano, junto à estância de esqui (2150m) e começamos um single-track de vários quilómetros em consecutivo sobe-e-desce. Apesar do cansaço acumulado das semanas anteriores somado ao da viagem lembro-me claramente de single-track delicioso num bosque. Depois dos singles-tracks andamos em trilhos de ribeiras secas cheias de gravilha. A noite aproximou-se rapidamente e tivemos de regressar por estrada para Granada (700m). O desnível desta descida deu para perceber que não iria ser uma semana nada fácil.


Sem comentários: