2008/06/18

Travessia da Serra Nevada em BTT - Prólogo

Quando o António Gavinho, da Caminhos da Natureza, me desafiou a participar na travessia da Serra Nevada em BTT, não hesitei. A avaliar pela experiência da Travessia do Norte (9 dias de Rio de Onor a Caminha) e pelos reconhecimentos que já tinha realizado com ele na zona do Gerês, já sabia que seria uma semana dura de BTT mas de certeza em zonas fantásticas e claro com uma assistência a condizer.

A Serra Nevada é o segundo alto maciço montanhoso, depois dos Alpes, da Europa e está localizado no sul de Espanha nas províncias de Almeria e Granada. Tem 78kms de largura e alberga um conjunto de 15 picos acima dos 3000mts, como por exemplo: Mulhacén (3482m), Veleta (3394m), Cerro de Caballo (3005m), Machos (3329m), Alcazaba (3371m) e Picón de Jerez (3090m). Esta cordilheira foi formada na era Terciária (há cerca de 300 milhões de anos) devido ao movimento e colisão das placas Africana com a Maciço Central Ibérico (De facto este movimento ainda continua, a Serra Nevada cresce 0.5mm/ano). Em termos de flora e fauna, o Parque Nacional da Serra Nevada é um santuário de biodiversidade no qual se encontram 2100 espécies, sendo mais de 70 endémicas.

Depois de ler o panfleto no site da Caminhos da Natureza, fiquei a saber que a travessia previa seis dias de BTT com cerca de 400kms a uma altitude média de 200mts e com uma passagem na via ciclável mais alta da Europa aproximadamente aos 3400m, no Veleta.

Nas duas semanas que se seguiram ao convite, particularmente duras em termos de trabalho, foi preciso um grande esforço para colocar a Sierra Nevada em segundo plano. Mas finalmente o dia de fazer as malas e partir chegou.

Fontes:
National Park, Sierra Nevada – The Alpujarra, Marquesado del Zenete – Editorial Península (www.penibetica.com)

Fotos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Sierra_Nevada_(Spain)

http://www.typicallyspanish.com/news/publish/article_12429.shtml

1 comentário:

Nuno Rapaz disse...

E as vossas fotos?!? Beijos

Nuno Rapaz