2008/06/20

Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 6

Distância: 41.28km
Acumulado de subida: 1352m
Acumulado de descida: 2447m
Altitude máxima: 2194m

Na etapa de hoje, a última, pedalamos entre a estância de esqui de Pradollano e Sierra Guejar, local onde se iniciou esta travessia.


Nos primeiros dez quilómetros seguimos sucessivamente por: uma pista de esqui de fundo, trilhos sinuosos/técnicos e finalmente um single-track delicioso entre as árvores que nos levou até a casa florestal de Cortijo de la Fuente de la Cortijuela.

Nesta fase podemos apreciar as qualidades de alguns participantes a lidarem com as inúmeras vaquinhas que pastavam nos trilhos.
Na fase seguinte descemos, e posteriormente subimos, um vale com trilhos que variavam entre o calcário branco que tínhamos experimentado na etapa anterior e pinhal.

A partir do quilómetro 30 iniciamos a descida por uma estrada estreita e sinuosa em direcção a Geujar Sierra. Ainda antes do final percorremos um trilho ao longo de um ribeiro e tivemos a oportunidade de atravessar alguns túneis.

Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 5

Distância: 80.01km
Acumulado de subida: 2946m
Acumulado de descida: 3566m
Altitude máxima: 2176m

Fantástico. Hoje foi um dia fantástico de BTT. Duro. Sim, hoje foi um dia duro de BTT.
Hoje de acordo com o plano inicial deveriamos ter atravessado o Veleta aos 3450m mas já sabiamos desde ontem que isso não seria possível devido à acumulação de gelo em altitude. Desta forma foi definida uma etapa alternativa, que foi, como já escrevi, dura e fantástica.

Começamos em Capileira e nos primeiros 10kms, sempre a descer passamos pelas localidades de Bobión e Pampaneira, locais simpáticas que merecem uma visita.
Entretanto começamos uma das rampas do dia, 10kms em que ascendemos dos 800 até os 1800mts sempre com a temperatura a descer.
Nesta etapa passamos por uma daqueles locais que por si só enchem a alma a um betetista, depois de uma descida, um recanto do paraíso sulcado por um ribeiro, uma bela ponte (a exigir a pose para as fotos da praxe) e muito muito encanto. Depois da ponte um rampa difícil com alguns troços a empurrar a bicicleta.

Depois disto, enfim mais uma rampa com mais uma dúzia de quilometros que nos levaria aos 2150mts e depois uma longa descida atá os 120omts. Um carrosel sempre muito animado, agora com temperaturas bastantes mais baixas.

Por volta dos 60kms estavamos num vale em predomina o calcário branco que tem a particularidade de reflectir o sol a acrescer as cerca de 35 graus que se faziam sentir por esta altura. Assim, as subidas seguintes foram exigentes. Note-se que na encosta sul da Serra Nevada o aspecto, por oposição à vertente norte, é muito árido e seco.
O dia terminou com uma longa descida de 10kms até Dílar, local onde terminou a etapa.

Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 4

Distância: 98.42km
Acumulado de subida: 2563m
Acumulado de descida: 2925m
Altitude máxima: 2035m

No BTT, como em qualquer actividade humana, existem palavras cuja simples referência é suficiente para nos provocar uma reacção imediata, boa ou má. No que me diz respeito são fundamentalmente palavras relacionadas com a orografia que me põem com um sorriso na casa, como por exemplo: cumeada, vereda, cume, desfiladeiro. Na etapa de hoje a palavra-chave foi vereda, quilómetros e quilómetros de forma a vencer sucessivos e profundos vales. Pedalamos por troços repletos de papoilas e pinheiros que contrastam com o cinzento da pista e das rochas.

A etapa começou bem cedo devido à extensão e à vontade, mais ou menos generalizada, dos participantes assistirem ao jogo da selecção portuguesa de futebol que defrontava nesse dia a República Checa no Euro2008. Após uns poucos mas gélidos quilómetros de descida em estrada, iniciamos uma rampa com 15km de extensão que nos colocou aproximadamente aos 2000mts de altitude, na qual nos manteríamos boa parte do dia. Depois vencemos uma sucessão de vales, sempre ao longo de uma pista florestal com bom piso que nos proporcionou vistas soberbas, pese embora o dia um pouco cinzento e frio.

Por volta do quilómetro 50 iniciámos uma descida extensa (cerca de 15kms) que nos permitiu baixar dos 2000 para os 1250 metros. Finalmente a merecida paragem para o almoço em Juviles onde podemos repor energias para o resto da etapa e fundamentalmente tomar uma bebida quente porque o frio, devido à altitude, fez-se sentir quase ininterruptamente (como diz a publicidade, quanto a mim foi provavelmente o melhor café de toda a travessia).

A seguir ao almoço, e já com sol, passamos primeiro por Trevélez, uma espécie de Meca do presunto. De facto toda a localidade era dada ao cheiro muito característico dos enchidos. Em Trevélez iniciámos uma subida bastante dura até os 1800mts de altitude e depois a última vereda do dia até Capileira, local onde dormiríamos.

Como no dia seguinte estava prevista a passagem pelo Veleta (aos 3450m) e dadas as temperaturas baixas que tinham sentido nos últimos dias em altitude, acompanhei o Gavinho numa visita à casa do guarda no exactamente na pista florestal que permite ascender ao cume do Veleta para em conjunto com as informações recolhidas em Capileira se decidir sobre o trajecto do dia seguinte. Infelizmente as nossas piores suspeitas confirmaram-se e a passagem estava impraticável devido ao gelo.

Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 3

Distância: 91.03km
Acumulado de subida: 2498m
Acumulado de descida: 2498m
Altitude máxima: 2503m

Hoje, em termos de programa, estava previsto um trajecto circular pois pernoitaremos novamente no albergue Posada dos Arrieiros. Este albergue servia originalmente os almocreves (arrieiros) que atravessavam a cordilheira montanhosa da Sierra Nevada na direcção Norte-Sul através da passagem natural do Puerto de la Rágua.

Esta etapa permitiria, no caso de ser necessário, aos participantes descansarem um pouco antes das duas etapas seguintes que se adivinham muito duras. Assim, e visto que ninguém precisou do dia para descansar, a dimensão e percurso desta etapa ficaram ao critério da inspiração do Gavinho.

Começamos o dia a subir para Puerto de la Rágua pela estrada que tínhamos descido no final do dia anterior. Depois entramos num estradão florestal que seguia ao longo da vereda do monte com vistas fantásticas sobre sucessivos vales.


Por volta dos 40 quilómetros atingimos o cume do Monte do Butre com aproximadamente 2500m. De seguida fizemos uma descida com cerca de 30 quilómetros em esses sucessivos. Note-se que nesta etapa não houve lugar a assistência por essa razão os participantes partiram de manhã já com a lanche que se veio a acontecer junto ao posto de vigilância do Monte do Butre.

Na parte final da etapa contornamos 3 vales diferentes, novamente, ao longo de veredas extraordinárias. Finalmente desembocamos na estrada e após 2kms retornamos ao albergue. Em vez dos 50kms inicialmente previstos, na lógica do descanso, acabámos por fazer 81kms. De facto, o Zé Pedro e eu fizemos 90kms, de forma a recuperar um telemóvel esquecido no Puerto de la Rágua.

Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 2

Distância: 84.02km
Acumulado de subida: 2743m
Acumulado de descida: 2294m
Altitude máxima: 2045m

Hoje, ao contrário de ontem, não tivemos um calor abrasador, depois da chuva nocturna o céu ficou muito carregado e a temperatura baixou bastante.

Na primeira parte do percurso, depois de deixarmos o Pátio de Lugros, fizemos um troço de ligação em alcatrão e logo depois entramos num pinhal e começamos a descida para um canyon.

Pedalamos ao longo deste canyon fantástico até chegarmos a uma povoação, Beas de Guadix, onde existiam muitas casa escavadas no monte, chamadas “cuevas”. Assim, resulta numa imagem muito curiosa as casas na base do monte e as antenas de TV a surgirem no topo desse mesmo monte aparentemente surgidas do nada.

Para sairmos da base do canyon tivemos que superar uma rampa não muito extensa mas íngreme, após a qual pedalamos ao longo de um curso de água, literalmente, pois este curso tinha apenas uns centímetros de profundidade. Finalmente atravessamos um olival e chegamos à localidade de Cogollos de Guadix.

A partir da qual iniciámos um estradão florestal no qual pedalamos durante 45kms até os 1700m de altitude. Ao longo do estradão, com um piso muito regular, era possível apreciar as vistas fantásticas sobre o vale.

Aproximadamente ao quilómetro 52 parámos para um almoço bem merecido. Quando terminámos o estradão desembocamos numa estrada que nos levou até o Puerto de la Ragua aos 2000m. Durante esta subida, bastante acentuada, fomos brindados com granizo e chuva bem fresquinha.

Após a chegada ao topo fizemos um single-track curto e finalmente estrada que nos levou até o Albergue dos Arrieros.



Travessia da Serra Nevada em BTT - Etapa 1

Distância: 54.49km
Acumulado de subida: 2214m
Acumulado de descida: 2049m
Altitude máxima: 1894m

Finalmente começou a travessia. Ao todo somos dez pessoas a pedalar e duas no apoio. No grupo de pedal: o Jorge Cunha, o João, o Luis, o Zacarias, o Zé Pedro, o Pedro Pujol, o Paulo e a Sidi, para além do António Gavinho e eu próprio. No apoio, a Heloísa e a Carmo (esposa do Jorge Cunha).

Depois de uma noite passada nos bungalows do Parque de Campismo Las Lomas em Geuejar Sierra, começamos o dia com um pequeno-almoço oferecido pela Caminhos da Natureza. Depois da foto da praxe, fizemo-nos à estrada, 3kms para sair da localidade e depois uma (senhora) rampa com cerca de 8km com 10% inclinação média até o Collado del Alguacil.


Depois de apreciada a vista iniciámos uma descida com 18kms e almoçamos (km27) junto a uma ribeira na localidade de El Tocón.
Durante a tarde o trajecto desenrolou-se num sobe-e-desce pouco acentuado e passamos por uma povoação refundida, La Pesa, numa zona particularmente inóspita.
Finalmente, chegamos ao hotel aonde passariámos a noite, Pátio de Lugros, uns quilómetros após a localidade de Lugros. Este hotel é de facto uma casa lindíssima com um enorme pátio interior. O jantar foi bom e como o dia não tinha sido muito longo, após o jantar o grupo ficou à conversa no pátio, de forma a aproveitar uma noite agradável no final de um dia muito quente, com as temperaturas a rondarem os 28º.